Biologia Forense: BOTÂNICA FORENSE
Quem nunca ouviu falar em forense? Bem, melhor reformular minha perguntar, alguém já assistiu CSI ou BONES? Se já, então você conhece essa ciência que a cada dia vem ganhando espaço. Forense significa uso da ciência e da tecnologia para a reconstituição e obtenção de provas de crimes. Por meio deste conceito, muitos se limitam em pensar que essa ciência pertence apenas a prática médica ou policial.
Pela razão dessa ciência necessitar de pesquisadores especializados na busca de vestígios, a ciências forense vai se fixando em diferentes áreas. E uma delas é na BIOLOGIA, a BIOLOGIA FORENSE desfruta de todas as áreas da biologia, dentre tantas, cito: Genética, Biologia Celular, Entomologia, Microbiologia, Espermatologia, Hematologia, Ecologia, Biologia Aquática, Botânica e outras.
Assim como as outras áreas da biologia que se destaca na ciência forense, a BOTÂNICA merece maiores enfoque, pois a ciência das plantas constitui diferentes campos da área de conhecimento que estimulam e aumentam as expectativa nas provas criminais. A palinologia, uma área da botânica que estuda o grão de pólen, se acentua na forense, pois, o grão de pólen na roupa de um suspeito pode entregar o mesmo. Pois, essa minuscula estrutura pode certificar se houve alteração no local da morte de um determinado indivíduo, se o corpo foi transferido do local do crime, podem oferecer ligações do assassino a vítima do assassinato, dentre outras ocasiões. Uma outra, importante área da botânica para a forense é a biologia aquática, pois esta pode desvendar crimes de afogamento. Por conseguinte, a botânica apresenta espécies de vegetais aquática que oferecem pista para a revelação do criminoso em questão. Uma das atividades do BOTÂNICO FORENSE nessa situação, primeiramente é o levantamento florístico da área do crime e um pouco da contribuição da ficologia, pois necessitará de informações interna da vítima, como a quantidade de diatomáceas ( algas unicelulares microscópica) nos pulmões ou em outros tecidos da vítima.
Um outro ponto da importância da BOTÂNICA para a revelação de criminosos, é a análise do processo de deglutição de vegetais. Pois, pode presenciar casos que se necessitará de analisar o estômago da vítima, quando a causa da morte for por deglutição de frutas, sementes ou algum tipo de raiz.
Dentre essas áreas citadas a botânica oferece: Palinologia (já citado), Dendrocronologia (estudo dos anéis de crescimento de árvores), Limnologia aplicado a botânica (estudo de espécies botânicas marinhas), sistemática vegetal (classificação dos vegetais), genética vegetal, fisiologia vegetal e etc.
Por via, se confirma que a BOTÂNICA FORENSE oferece uma multiplicidade de informações e ferramentas para o desvendamento de casos criminalística, se objetivando assim como as outras áreas da FORENSE em conectar quatro componente que são usadas nas investigações, as provas, os suspeitos, a cena e a vítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário